A população brasileira está ficando cada vez mais velha. Segundo os dados mais recentes do IBGE, entre os anos de 1980 a 2010, a expectativa de vida da população brasileira aumentou mais de 11 anos, chegando a 73 anos, 5 meses e 24 dias.
Com tantos idosos no país, é importante pensar em soluções para que eles possam continuar vivendo sozinhos e com segurança, principalmente com relação às quedas.
Importância de um botão de emergência à prova d’água
É verdade que não sabemos quando e como as quedas vão acontecer, mesmo porque elas estão associadas a vários fatores, incluindo a idade avançada, problemas de saúde e condições externas do ambiente, como piso e tapetes escorregadios, por exemplo.
Sendo assim, é importante que a solução de teleassistência seja abrangente, protegendo os idosos em qualquer cômodo da casa.
Pensando nisso, a TeleHelp desenvolveu um botão de emergência à prova d’água, capaz de ser usado durante o banho, já que é uma das áreas mais perigosas da casa.
Estatísticas sobre acidentes domésticos envolvendo idosos no banheiro
Conforme as estatísticas do IBGE, no Brasil, cerca de 30% das pessoas com mais de 65 anos apresentam relatos de queda todos os anos. Além disso, mais de 70% das quedas ocorrem no interior da residência, ou seja, o local que deveria ser o mais seguro, é o que apresenta o maior risco.
O mesmo estudo revelou diferenças estatísticas para mulheres e homens idosos. Para as mulheres, as maiores quedas acontecem no banheiro, correspondendo a 24,94%, seguido da cozinha com 24,08%.
No caso dos homens, a maioria das quedas também aconteceu no banheiro com 26,10%, seguido do jardim com 14,15% e da escada com 12,12%.
No entanto, embora mulheres e homens tenham riscos de quedas em cômodos diferentes da casa, o estudo concluiu que o banheiro é o local de maior risco para ambos os sexos, representando 21,63% das quedas em idosos com mais de 80 anos.
Por que o banheiro é considerado um local de alto risco para quedas e acidentes?
O banheiro é uma das áreas mais críticas da casa e o local mais propício para as quedas acontecerem.
A presença de superfícies escorregadias, como o piso do box e o próprio chão, aumenta significativamente o risco de quedas, especialmente quando ficam molhadas.
Além disso, o uso de tapetes pode aumentar ainda mais o risco de tropeços e escorregões, sem contar que a presença de móveis ou acessórios mal posicionados, como armários ou bancadas, podem ser obstáculos e causar acidentes graves.
Também é preciso considerar que a falta de barras de proteção contribui bastante para que esses acidentes aconteçam, já que os idosos podem facilmente se desequilibrar durante o banho.
Por último, é importante lembrar que a água quente pode abaixar a pressão, levando alguns idosos a ter quadros de desmaio.
Como funciona o botão de emergência à prova d’água
Considerando o alto risco de quedas que o banheiro oferece, a TeleHelp desenvolveu o botão de emergência à prova d’água para usar dentro de casa, já pensando em todas as situações que podem acontecer com o idoso quando ele estiver tomando banho sozinho.
O fato do botão de emergência ser à prova d’água, permite que o idoso possa tomar banho tanto no chuveiro quanto na banheira com o dispositivo. Dessa maneira, se houver alguma queda ou desmaio durante o banho, basta apenas apertar o botão para pedir ajuda.
Além disso, quando o idoso estiver fazendo as suas atividades diárias, como lavar louça, por exemplo, ele não precisa se preocupar em danificar o dispositivo. Poder usar o botão durante essas situações é um recurso extremamente valioso para garantir que ele tenha sempre como pedir ajuda.
Tecnologia por trás dos botões de emergência à prova d’água
O botão de emergência da TeleHelp representa um avanço significativo em termos de tecnologia e segurança para os idosos.
É possível encontrá-lo no formato de pulseira ou colar e, por ser à prova d’água, deve ser usado durante o banho sem qualquer preocupação de danificar o aparelho.
Além disso, o dispositivo tem uma bateria de longa duração, aproximadamente de dois anos, eliminando assim a necessidade de ser carregado.
Outro ponto importante para se destacar, é que o botão de emergência à prova d’água tem um alcance de 300 metros lineares. Isso significa que, mesmo que o idoso esteja em um ambiente mais distante do painel de controle, o sinal de emergência será transmitido na hora que o botão for pressionado.
Caso o modelo escolhido também seja integrado com o sensor de desmaio, não será preciso apertar o botão para pedir ajuda, uma vez que o sensor consegue detectar uma queda abrupta e notificar a central da TeleHelp.
Em até 60 segundos, um profissional da empresa entra em contato com o idoso por meio do painel de controle presente na residência para avaliar a situação e iniciar os procedimentos de emergência.
Portanto, contar com o suporte do botão de emergência à prova d’água é ter a garantia de que o familiar idoso estará protegido em todas as situações em casa.
Benefícios do botão de emergência à prova d’água
Não sabemos quando uma queda pode acontecer!
Infelizmente, mesmo com todos os cuidados e adaptações feitos na casa do idoso, acidentes como quedas e desmaios podem ocorrer de forma imprevisível, principalmente no banho.
Por isso, é fundamental ter um botão de emergência que pode ser molhado, possibilitando que seja usado durante o banho ou em atividades rotineiras como lavar a louça.
Essa versatilidade oferece uma sensação de segurança e tranquilidade, tanto para o idoso quanto para seus familiares, sabendo que a ajuda estará sempre disponível e ao alcance de um botão.
Independência e segurança para idosos e pessoas com mobilidade reduzida
Ter independência significa também poder tomar banho sozinho!
Muitos idosos que já sofreram quedas, além das adaptações físicas no ambiente, também precisaram tomar banho com um acompanhante ou enfermeiro, mas essa é uma situação muito desconfortável para qualquer pessoa.
É preciso lembrar que o momento do banho é ideal para relaxar e tirar o estresse do dia a dia, mas fazer isso sendo vigiado, não é fácil.
Por outro lado, principalmente para idosos que já sofrem quedas ou desmaios, entendemos que tomar banho sozinho pode ser muito assustador, já que o medo de cair novamente os acompanha neste momento.
Por isso, a teleassistência é a melhor solução, já que permite que o idoso tenha esse momento sozinho, oferecendo uma maneira segura de pedir ajuda caso uma queda ou desmaio aconteça.
Conciliar o momento íntimo do banho com segurança é uma das maiores vantagens que o botão de emergência à prova d’água da TeleHelp proporciona.
Tranquilidade para familiares
Quem já passou pelo susto de ver um familiar desmaiado e caído no chão sabe como esses eventos podem ser traumáticos, tanto para a vítima quanto para a família.
As consequências das quedas são várias, incluindo fraturas graves que podem incapacitar o idoso para sempre e até mesmo favorecer novos episódios de quedas. Além das lesões na cabeça e outros ferimentos que podem trazer sequelas irreversíveis na vida dele.
Também é importante lembrar que as quedas trazem sequelas psicológicas, como o medo de cair novamente, depressão e ansiedade, que podem limitar as atividades do idoso.
Dessa maneira, usar o botão de emergência durante o banho não vai impedir que a queda aconteça, mas vai possibilitar que o idoso tenha como pedir ajuda de uma maneira rápida e eficiente.
Quanto mais rápido ele pedir ajuda, mais rápido ele será socorrido. Essa agilidade no atendimento evitará que as sequelas da queda se agravem e reduzirá consideravelmente o risco de morte.
Botão de emergência à prova d’água é com a TeleHelp!
O botão de emergência à prova d’água da TeleHelp é a escolha ideal para garantir segurança e tranquilidade para os idosos e pessoas que vivem sozinhas, devolvendo a elas a independência e a autonomia.
Com as soluções de teleassistência da TeleHelp, você garante que o seu familiar está sendo cuidado em todos os cômodos da casa, inclusive no banheiro, permitindo que ele tenha esse momento de intimidade e relaxamento sozinho, mas com segurança.
Em casos de emergência, quedas ou desmaios, a central de atendimento da TeleHelp será imediatamente notificada para que os procedimentos de emergência sejam iniciados o mais rápido possível.
Com a TeleHelp, é possível ter liberdade e segurança na terceira idade, possibilitando que cada fase seja vivida da melhor forma possível.