À medida que envelhecemos, nossa mobilidade e equilíbrio podem se tornar comprometidos, aumentando o risco de quedas e acidentes. Um dos maiores perigos enfrentados pelos idosos fora de casa são as calçadas irregulares.
Essas superfícies desniveladas podem causar tropeços e quedas, levando a lesões graves.
Como prevenir acidentes fora de casa?
Sair de casa pode ser um verdadeiro desafio para os idosos, principalmente porque as calçadas brasileiras são muito irregulares e desniveladas, favorecendo os tropeções e quedas.
Em 2022, no Distrito Federal, uma idosa fraturou o fêmur em uma queda enquanto caminhava em via pública no Taguacenter. A pedestre precisou passar por três cirurgias e ficou com dificuldade de locomoção, obrigando o estado a pagar uma indenização para ela.
Infelizmente, casos assim são mais comuns do que imaginamos, e é por isso que os idosos precisam estar bem preparados quando decidem sair de casa.
Use calçados apropriados
A escolha do calçado faz toda a diferença.
Escolher calçados adequados é uma das maneiras mais eficazes de prevenir quedas. Sendo assim, é preciso que dê preferência para aqueles que possuem solas antiderrapantes, tenham apoio adequado e se ajustem bem aos pés para proporcionar mais estabilidade.
Dessa maneira, não é interessante que o idoso saia de casa com chinelos, sandálias escorregadias, sapatos apertados ou largos demais, ou de salto alto.
É preciso verificar a qualidade das solas – se elas estiverem muito desgastadas, é importante trocar o sapato ou consertar a sola.
Evite distrações
Quando o idoso sai sozinho de casa, é importante que ele seja orientado a estar atento a tudo que acontece ao seu redor.
Segundo os dados do IBGE, os idosos estão mais expostos a acidentes no trânsito e, consequentemente, são as maiores vítimas fatais como pedestres, representando 36% do total de atropelamentos registrados no país.
Dessa maneira, é preciso orientar os idosos a olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, redobrar a atenção em ruas e avenidas movimentadas e ficar atento às motos e bicicletas.
Se necessário, utilize bengala
Se o idoso possui dificuldades de locomoção, ele precisa usar a bengala.
As bengalas oferecem um ponto extra de apoio, proporcionando mais estabilidade e equilíbrio ao caminhar – mas é preciso escolher o modelo certo de bengala que mais se adeque às necessidades dele.
É necessário que a bengala seja ajustada corretamente à altura do idoso para garantir eficácia e conforto, permitindo que o cotovelo fique levemente dobrado quando ela estiver segurada.
Sendo assim, a bengala oferece mais confiança ao caminhar, permitindo que o idoso se mova com mais segurança e menos medo de cair, estimulando-o a realizar as atividades diárias e a participar de eventos sociais, melhorando a qualidade de vida e reduzindo o isolamento social e as doenças associadas a ele.
A importância do botão de emergência para fora de casa
Não tem jeito, apesar de todos os cuidados, as quedas e desmaios ainda podem acontecer, seja por motivos externos ou por razões internas do idoso.
Por isso, é necessário que ele esteja preparado para lidar com essas emergências.
As soluções de teleassistência têm se mostrado extremamente eficazes nos últimos anos, especialmente o botão de emergência, já que ele garante uma maneira rápida e eficaz de pedir ajuda, mesmo que o idoso esteja sozinho.
Como funciona o botão de emergência da TeleHelp?
A TeleHelp é uma empresa pioneira no desenvolvimento de soluções de teleassistência, acumulando quase duas décadas de história e destacando-se por criar botões de emergência específicos para dentro e fora de casa.
Para idosos que amam andar sozinhos para fazer exercícios físicos ou para participar de atividades de lazer, passatempos ou cursos, é necessário que eles usem o botão de emergência para fora de casa.
O botão de emergência para fora de casa da TeleHelp é integrado com GPS, sensor de desmaio e viva-voz, ferramentas essenciais para agilizar o atendimento e garantir uma ajuda mais precisa.
Quando o botão é pressionado, ou quando o sensor detecta uma queda abrupta, um sinal é enviado para a central de atendimento da TeleHelp.
Em até 60 segundos, um profissional da empresa entra em contato com o idoso por meio do viva-voz presente no botão para avaliar a situação e ligar para os familiares previamente cadastrados.
Como o botão de emergência para fora de casa é integrado com GPS, a equipe da TeleHelp tem acesso exato à localização dele, o que é extremamente importante caso o idoso esteja desmaiado ou desorientado.
A TeleHelp cuida de você na terceira idade!
A TeleHelp está comprometida em proporcionar segurança e tranquilidade para idosos e suas famílias.
Com quase duas décadas de experiência no mercado, a TeleHelp oferece várias soluções de teleassistência, incluindo botões de emergência, ideais para uso tanto dentro quanto fora de casa.
Os botões de emergência da TeleHelp são projetados para serem intuitivos e fáceis de usar, garantindo que os idosos possam chamar por ajuda rapidamente em qualquer emergência.
Com as soluções de teleassistência da TeleHelp, os idosos podem manter sua independência e ter uma vida ativa e segura.